quinta-feira, julho 19, 2007

2007 - "Um mundo, uma promessa"




Desde a sua fundação em 1907, em todo o mundo milhões de jovens aprendem e crescem segundo os ideais escutistas, fazendo o melhor possível por cumprir a sua promessa e viver segundo a lei do escuteiro.

Em 2007 celebramos o primeiro centenário do maior movimento juvenil existente, sendo um marco de grande importância na história do escutismo, na medida em que o futuro se perspectiva como um grande desafio na procura de um mundo melhor.

A grande cerimónia irá ocorrer no dia 1 de Agosto de 2007, data em que se assinalam 100 anos sobre o primeiro dia de acampamento na ilha de Brownsea. Uma cerimónia do nascer do Sol percorrerá todo o mundo, começando em Kiribati, Kamchatka, Fiji e na Nova Zelândia, percorrendo em direcção a oeste o globo, chegando ao XXI Jamboree Mundial, em Inglaterra, e por fim alcançando o Hawaii, Alasca e Samoa Ocidental. Partilhando emoções através da Internet e satélite, a grande fraternidade escutista une-se nesta grande celebração, num sentimento partilhado por 28 milhões de irmãos e irmãs escuteiras em todos os países do Mundo.

As comemorações nacionais do Centenário do Escutismo foram lançadas no dia 26 de Março, pelo Chefe Nacional, em Fátima, na Peregrinação Nacional

O escutismo é o maior Movimento mundial, nacional e regional de juventude de educação não-formal. Em Vilar de Andorinho pertencem a este Movimento 60 jovens. Mais de 28 milhões de escuteiros em 216 países e territórios comemoram, durante este ano, o Centenário do Escutismo através de um conjunto de actividades e iniciativas que culminarão em 2007 com a realização de um acampamento mundial com mais de 40 mil jovens.

Está constituída uma equipa que irá orientar esse desafio, numa perspectiva de futuro e de partilha, sem que as unidades e os agrupamentos tenham que alterar o seu plano de actividades mas que possam viver o dia a dia escutista com referências a 100 anos de escutismo. É assim lançado o desafio de participação a todos os escuteiros; do Lobito ao Chefe Nacional vamos contribuir para um mundo de paz e justiça para todos.

Contamos com a alegria de todos para celebrar o escutismo, rumo a 2007.

1 comentário:

Iris disse...

Olá, querida! Viva o escutismo!!!! Beijos.